A limpeza de caixa d´água é um procedimento importante para garantir a qualidade da água consumida.
No Estado do Rio de Janeiro existe uma lei que “estabelece a obrigatoriedade da limpeza e higienização dos reservatórios de água para fins de manutenção dos padrões de potabilidade.” Lei n.º 1.893, de 20.11.91. Além da limpeza de caixa d’água, deve ser realizada a desinfecção e coleta de amostras para confirmação da potabilidade da água.
Segundo a lei, todos os estabelecimentos que possuem reservatórios com água designada ao consumo humano podem ser inspecionados por fiscais dos órgãos responsáveis, como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A limpeza de caixa d´água é um procedimento de higienização que deve ser realizado de 6 em 6 meses no mínimo para total segurança. Se houver imprevistos, o serviço pode ser realizado novamente em menor tempo.
Outra regulamentação é a da portaria nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
A falta de limpeza de caixa d’água causa diversos problemas
Recentemente foi noticiado no jornal OGlobo um vídeo de um homem que retira baratas de dentro de uma caixa d’água sem manutenção nenhuma. O problema só foi notado porque o cano estava entupido, mas ninguém sabia que o problema era com baratas. No bairro foram diagnosticados vários casos de doenças por conta dessa negligência.
A entrada de insetos e animais é algo comum se houver má vedação da caixa d’água. Geralmente elas ficam no topo das edificações, local de difícil acesso e controle. Com isso, a água pode ficar contaminada por microrganismos que transmitem uma série de doenças que atacam o sistema gastrointestinal. A limpeza de caixa d’água é uma forma de inspecionar essa invasão indevida.
Além disso, sujeiras podem se acumular no recipiente. Mesmo fechado, os minerais da água, se ela ficar parada por muito tempo, podem descer e formar lodo. Todo cuidado é importante quando falta água na rede de abastecimento. O fluxo desse recurso natural pode voltar com sujeiras como areia e terra, que estavam aglomeradas em tubulações.
Limpeza de caixa d’água previne criadouros de dengue
Um dos insetos que mais se beneficiam com a má manutenção da caixa d’água é o mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Isso porque eles escolhem locais perto de água parada e limpa para depositar seus ovos. Depois da eclosão, surgem as larvas que ficam nadando na água da caixa d’água até o mosquito se tornar adulto. A limpeza de caixa d’água é uma forma de evitar a proliferação do mosquito.
Solicite orçamento para limpeza de caixa d’água
Contrate uma empresa confiável para realizar a limpeza de caixa d’água. Os técnicos da IMUNE DEDETIZADORA recebem treinamento contínuo e seguem as normas de segurança para realização do trabalho, além de serem treinados para evitar desperdício de água e realizar a higienização de forma eficiente. Solicite um orçamento!