Uma moradora de Águas Claras, no Distrito Federal, encontrou um inseto barbeiro – transmissor da Doença de Chagas – dentro do apartamento, na última quinta-feira (15).
Ela informou o caso à Secretaria de Saúde (SES-DF), que constatou o protozoário causador da doença no bicho.
A moradora de Águas Claras, Eridan Stefanelli, conta que o barbeiro estava próximo ao rodapé da sala do apartamento. O prédio fica próximo ao parque, de onde ela acredita ter vindo o inseto.
Ao perceber o bicho, Eridan o apanhou e colocou em um frasco. Em seguida, ela acionou a Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde para que o inseto fosse analisado e, desta forma, pudesse tomar as medidas de tratamento e desinfecção da casa.
A Secretaria de Saúde afirma que jamais houve casos de transmissão vetorial no DF (contato com as fezes). É possível encontrar o inseto em quase todas as Regiões Administrativas do DF.
Doença de Chagas
OTrypanosoma cruzié encontrado nas fezes de alguns insetos, como o barbeiro. Além da transmissão pela picada, ingerir alimentos crus que estejam contaminados é uma forma de se infectar. A maioria dos casos da doença de Chagas são assintomáticos, e os primeiros sinais costumam parecer até 20 anos depois do contágio.
Serviço
Quem encontrar o inseto em casa, deve entrar em contato com a Vigilância Ambiental pelo telefone 2017-1344
em seguida uma empresa controladora de pragas.